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Saiba mais sobre SEO - Noções básicas e técnicas de otimização

Aumente a audiência do seu site utilizando técnicas de Seo.



Tudo sobre SEO - Noções básicas e técnicas de otimização




1. Noções básicas de SEO

Em primeiro lugar, vamos ter certeza de que entendemos os fundamentos absolutos de SEO, incluindo por que é importante e como se relaciona com outros canais de marketing.

Por que o SEO é importante?

A maior parte do tráfego da web vem dos resultados de pesquisa regulares do Google.

onde são realizadas a maioria das buscas na internet


Em outras palavras: a pesquisa orgânica gera mais tráfego do que todas as outras origens de tráfego combinadas.

Se você ler nosso guia sobre como funcionam os mecanismos de pesquisa, descobrirá que o Google e outros mecanismos de pesquisa selecionam páginas para classificar com base em centenas de sinais. A otimização do mecanismo de pesquisa é importante porque é o processo de impulsionar esses sinais para melhorar as classificações nos resultados de pesquisa regulares.

Quais são os benefícios do SEO?
Classificações mais altas são o benefício de SEO mais elogiado, mas, na realidade, as classificações são apenas um meio para um fim. Muitos dos benefícios reais de SEO vêm do tráfego.

SEO leva a mais tráfego
Como a maioria das pessoas tende a clicar em um dos primeiros resultados de pesquisa, classificações mais altas geralmente direcionam mais tráfego para seu site.

2. SEO leva a tráfego estável
As classificações do mecanismo de pesquisa geralmente resultam em tráfego persistente e passivo. Isso raramente acontece com mídias sociais e marketing por e-mail, que geralmente resultam em picos de tráfego que desaparecem rapidamente.

gráfico com a utilização das técnicas de seo

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Isso ocorre porque a mídia social é projetada para mostrar conteúdo novo. Os emails são frequentemente marcados como lidos, esquecidos ou terminam em uma caixa de spam. No entanto, como o número de pesquisas realizadas nos mecanismos de pesquisa costuma ser o mesmo mês a mês, o tráfego tende a se tornar persistente e passivo depois de classificado.

3. SEO leva a tráfego "livre".
Ao contrário de pagar por anúncios, o tráfego de pesquisa é "gratuito".

Isso é muito importante porque a publicidade em mecanismos de pesquisa pode ser cara.

Por exemplo, se o seu site recebe cerca de 390 mil visitas dos motores de busca por mês. Você pagaria ao Google por esse tráfego de uma campanha publicitária - custaria cerca de US $ 1 milhão por mês.

Claro, criar conteúdo que o Google premia não é grátis, mas geralmente é barato em comparação com o pagamento por anúncio e retargeting perpétuo.

O SEO ajuda você a ficar mais alto, mas você não pode ter uma classificação mais alta se o Google não souber que seu site existe.

No final das contas, o Google encontrará o seu site por conta própria, mas enviá-lo manualmente tem vários benefícios importantes:

Abertura mais rápida. A maioria dos novos sites não tem backlinks de outros sites, então pode demorar um pouco para o Google descobri-los.
Melhore o seu site. O Google Search Console fornece recomendações para melhorar e otimizar seu site.
A primeira etapa para enviar seu site ao Google é encontrar um mapa do site.

Sitemaps são arquivos que listam todas as páginas importantes do seu site. Normalmente, você pode encontrar o seu inserindo um destes URLs em seu navegador:

website.com/sitemap.xml

website.com/sitemap_index.xml

Se não estiver lá, acesse website.com/robots.tx t onde geralmente aparece.

Se também não estiver lá, você provavelmente ainda não criou um mapa do site. A maioria dos sistemas CMS é capaz de criar mapas de sites de forma independente, mas se você tiver um site exclusivo, poderá usar os serviços para gerar mapas de sites (uma consulta simples "gerador de mapas de sites online"

A segunda etapa é criar uma conta gratuita do Google Search Console e enviar um mapa do site.

A indexação do seu site nos mecanismos de busca significa que você está em uma corrida, não que tem uma chance de ganhar. É aqui que entra o SEO. SEO é um processo contínuo que, quando feito corretamente, aumenta suas chances de ganhar com o tempo.

É muito mais fácil fazer um bom SEO se seu site estiver configurado corretamente para o sucesso da corrida de SEO.

Vamos ver como fazer isso.

  • Registre um bom domínio
  • Use a plataforma do site
  • Use um bom host
  • Crie uma experiência positiva para o usuário
  • Crie uma estrutura de site lógica
  • Use uma estrutura de URL lógica
  • Instale um bom plugin de SEO

Registre um bom domínio
Não entre em pânico se você já registrou seu domínio. Provavelmente, isso é bom e não interfere nos esforços de otimização do mecanismo de pesquisa. Mas se você ainda não escolheu um, vale a pena ter em mente estes dois atributos de um bom domínio:

4. Nome de domínio
Primeiro, não se preocupe com as palavras-chave. Seu domínio não precisa ser londonitalianrestaurant.com para que os mecanismos de pesquisa entendam do que se trata.

Aqui estão alguns atributos de um bom domínio:

  • Este é o nome da sua empresa
  • Sem hífens
  • Curto e cativante

nomes bons para domínios


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5. TLD
TLD significa Domínio de Nível Superior. Esta é a parte após o nome, por exemplo .com, .org ou .co.uk.

John Mueller, do Google, diz que seu TLD é irrelevante para o SEO. No entanto, para a maioria das empresas, .com geralmente é melhor se você puder obtê-lo, porque é o mais reconhecível e confiável.

Se você for uma organização de caridade, .org ou equivalente em seu país (por exemplo, .org.uk) também funcionará.

Se você só faz negócios em um país fora dos Estados Unidos, seu ccTLD (como co.uk) ficará bem.

Provavelmente, é melhor ficar longe de domínios de nível superior como .info e .biz, que são comumente associados a sites de baixa qualidade, mas isso não é o fim do mundo, se você tiver um. Você ainda pode criar um site legítimo de alta classificação.

Use a plataforma do site

A maioria das pessoas não programa seu site do zero em HTML e CSS. Eles usam a plataforma do site. Esses são softwares que permitem que pessoas com pouca ou nenhuma habilidade de codificação criem sites, gerenciem conteúdo com facilidade e resolvam detalhes técnicos tediosos.

plataformas auto-hospedadas


Existem dois tipos de plataforma web.

Plataformas de hospedagem
As plataformas de hospedagem fazem tudo sob o mesmo teto. Eles hospedam seu site, fornecem designs predefinidos que você pode instalar e editar facilmente e permitem criar e gerenciar conteúdo sem tocar no código.

Plataformas autônomas
As plataformas auto-hospedadas também permitem que você gerencie e crie conteúdo sem código. A diferença é que você mesmo precisa colocá-los e instalá-los.

NOTA. O WordPress também tem uma solução hospedada no wordpress.com.


Qual plataforma você deve escolher?

A maioria dos profissionais de SEO recomenda uma plataforma independente de código aberto como o WordPress porque:

É altamente personalizável, pois você pode editar o código-fonte aberto como quiser, e há uma grande comunidade de desenvolvedores que conhecem a plataforma de dentro para fora.
É extensível, pois existem milhões de plug-ins prontos para uso que podem estender sua funcionalidade, incluindo milhares de plug-ins de SEO.
Se você precisar de nossa recomendação, esta é uma solução de auto-hospedagem como o WordPress.

No entanto, se você valoriza a facilidade de uso e suporte, uma solução hospedada como Wix ou Squarespace pode ser uma boa opção. Na verdade, a maioria das plataformas de hospedagem conhecidas oferece opções de SEO mais do que suficientes para a maioria das pessoas.

Portanto, não se preocupe em mudar para o WordPress se você já estiver usando uma plataforma diferente.

Use um bom host 

Os hosts da Web armazenam seu site em um disco rígido que pode ser acessado por qualquer pessoa com uma conexão à Internet.

Se estiver usando uma plataforma de hospedagem para seu site, você terá muito pouco controle sobre sua hospedagem. Mas se você estiver usando uma plataforma auto-hospedada como o WordPress, depende de você onde hospedá-la.

Então, como faço para escolher um bom host de SEO?

A maioria dos guias de SEO afirma que a hospedagem dedicada é melhor do que a hospedagem geral. Isso é verdade, mas realmente não importa até que seu site receba muito tráfego. Hospedagem barata de qualquer empresa respeitável é adequada para a maioria das pessoas; Se você está pagando alguns dólares por mês, não há muita diferença no desempenho entre os hosts.

No entanto, existem vários pontos importantes:

  • Segurança . Certifique-se de que o host forneça um certificado SSL / TLS gratuito ou suporte LetsEncrypt, uma organização sem fins lucrativos que fornece certificados TLS gratuitos.
  • Localização do servidor . A transferência de dados entre o servidor e o visitante leva tempo, portanto, é melhor escolher um host com servidores no mesmo condado que a maioria de seu tráfego.
  • Serviço de suporte . O suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana é o ideal. Verifique se o suporte deles é bom, fazendo as perguntas acima antes de solicitar a hospedagem.

NOTA. Não se preocupe com a localização do servidor. Se você achar que a velocidade é um problema, você sempre pode fazer alarde em um CDN (Content Delivery Network). Isso cria cópias do seu site em servidores em todo o mundo, para que as páginas sejam sempre servidas por visitantes de um servidor próximo.


Crie uma experiência positiva para o usuário

O Google deseja classificar as páginas que proporcionam aos visitantes uma experiência positiva. Eles falam sobre isso no Guia do Iniciante de SEO:

Você deve criar um site que irá beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve ter como objetivo melhorar a experiência do usuário.

Aqui estão algumas maneiras simples de fazer isso:

Use HTTPS
Não há nada pior para os visitantes do que a vulnerabilidade de seus dados pessoais a hackers. Sempre criptografe seu site com SSL / TLS.

Escolha um design atraente
Ninguém gosta de um site que parece ter sido desenhado nos anos 90. Portanto, embora você não precise redesenhar seu site a cada seis meses, ele deve ser pelo menos visualmente atraente e refletir sua marca.

Certifique-se de que é compatível com dispositivos móveis
O Google diz que agora mais pesquisas são realizadas em dispositivos móveis do que em computadores, por isso é muito importante que seu site seja tão agradável de usar em dispositivos móveis quanto em computadores.

Use um tamanho de fonte legível
Atualmente, as pessoas acessam a Internet usando uma ampla variedade de dispositivos. Certifique-se de que seu conteúdo possa ser lido por todos.

Evite pop-ups e anúncios intrusivos
Todo mundo odeia anúncios, mas às vezes você pode precisar deles. Nesse caso, o principal é evitar os intrusivos. O Google oferece alguns conselhos sobre o que é aceitável e o que não é.

Certifique-se de que carregue rapidamente
A velocidade da página é um fator de classificação comprovado em computadores e dispositivos móveis. Mas isso não significa que seu site deva carregar muito rápido. Claro, quanto mais rápido melhor, mas o Google afirma que esse fator afeta apenas os sites que "fornecem aos usuários a experiência mais lenta".

Crie uma estrutura de site lógica

Tanto os visitantes quanto os mecanismos de pesquisa precisam ser capazes de navegar em seu site de forma fácil e intuitiva, por isso é importante criar uma hierarquia lógica para seu conteúdo.

Use uma estrutura de URL lógica

Os URLs são importantes porque ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o tópico da página.

Muitas plataformas de sites permitem que você escolha como estruturar seus URLs. Aqui estão as cinco opções principais de URL do WordPress:

Normal: yourwebsite.com/?p=123
Dia e nome: yourwebsite.com/2021/03/04/seo-basicos/
Mês e título: yourwebsite.com/03/04/seo-basicos/
Numérico: yourwebsite.com/865/
Nome da postagem: yourwebsite.com/seo-basicos/

Se você estiver construindo um novo site do zero, faz sentido usar a estrutura mais clara e descritiva. Este é provavelmente o título da mensagem.

Usar datas em URLs também é uma prática ruim porque você pode querer atualizar as postagens no futuro.

Se você está otimizando um site existente, provavelmente é melhor não alterar a estrutura do URL, mesmo que não seja perfeita. Isso pode quebrar outras coisas mais importantes que terão um impacto negativo mais profundo em seu SEO.

Instale um bom plugin de SEO

A maioria das plataformas hospedadas oferece suporte à funcionalidade SEO básica pronta para uso, mas esse não é o caso do WordPress. É quase impossível implementar até mesmo as melhores práticas de SEO mais básicas sem um plugin de SEO.

Existem muitos plug-ins disponíveis. Usamos Yoast, mas Rank Math também é bom.

A instalação é simples. Basta seguir o link:

Plugin Yoast Seo para wordpress

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Plugins> Adicionar> Executar Pesquisa> Instalar> Ativar Agora

Ambos os plug-ins adicionam campos de entrada adicionais úteis às suas postagens e páginas. (Voltaremos a eles mais tarde.)

Se você estiver usando uma plataforma de hospedagem como Wix ou Squarespace, não há nenhuma necessidade particular de instalar o plugin, pois essas plataformas permitem que você faça ajustes básicos de SEO prontos para uso.

Neste ponto, você deve ter uma base sólida para o sucesso de SEO. Mas isso é apenas o começo. SEO é um processo contínuo que pode ser dividido em quatro aspectos:

  1. Keyword Research
  2. SEO interno
  3. Edifício da ligação
  4. SEO técnico

Publicaremos guias para iniciantes em cada um desses aspectos (em produção), portanto, não vamos nos alongar em todos os cantos aqui. Em vez disso, vamos nos concentrar no básico e fazer um grande esboço para ajudá-lo a entender por que cada aspecto é tão importante e como tudo se encaixa.

Keyword Research

A pesquisa de palavras-chave é o processo de determinar o que seus clientes estão procurando, quanto tráfego esses termos podem enviar a você e como é difícil classificá-los. Vamos repassar o básico de cada uma dessas etapas.

Encontre suas palavras-chave
Entender o que seus clientes em potencial estão procurando é a primeira etapa do processo de pesquisa de palavras-chave. Se você não souber disso, não será capaz nem mesmo de começar a criar páginas que serão classificadas nos motores de busca e gerar tráfego valioso.

Fazer um brainstorming das palavras e frases que definem o seu setor é a melhor maneira de iniciar o processo. Para uma loja online de informática, podem ser coisas como:

  • computador
  • PC
  • Mac.
  • caderno
  • macbook

Em seguida, você pode usá-los como suas palavras-chave "iniciais" para encontrar mais ideias. Basta conectá-los a uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o fluxo de palavras, e consultar um dos relatórios de sugestões de palavras-chave.

pesquisa por palavra chave veja na imagem

Procure variações de palavras-chave que sejam benéficas para o seu negócio.

Verifique o tráfego potencial

Quase todas as ferramentas de pesquisa de palavras-chave mostram o volume de pesquisa mensal estimado para as palavras-chave encontradas, incluindo palavras-chave.

O volume de pesquisa geralmente é uma maneira razoável de estimar o tráfego potencial relativo de suas palavras-chave. De modo geral, as páginas que segmentam palavras-chave de alto volume tendem a direcionar mais tráfego para seu site do que páginas que segmentam palavras-chave de baixo volume.

Mas o volume de pesquisa de palavras-chave não é confiável. Há momentos em que uma classificação de palavra-chave nº 1 com 1.000 pesquisas por mês atrairá mais tráfego do que uma classificação de palavra-chave nº 1 com 2.000 pesquisas por mês.

Por exemplo, "enviar site para mecanismos de pesquisa" ou "dicas de otimização para mecanismos de pesquisa".

Mesmo que a primeira tenha um volume de pesquisa maior, a segunda página com melhor classificação obtém mais tráfego orgânico.

Portanto, sempre vale a pena observar o tráfego orgânico estimado para a página com melhor classificação para entender melhor o tráfego potencial para uma palavra-chave. Você pode fazer isso no Navegador de palavras-chave.

Verifique a dificuldade do ranking

Mesmo que uma palavra-chave pareça relevante para sua empresa e tenha muito potencial de tráfego, nem sempre será fácil classificá-la.

Muitos fatores contribuem para a dificuldade de classificação de uma palavra-chave, mas o número de sites relevantes e conhecidos com links para as páginas com melhor classificação é indiscutivelmente o mais importante. O Google fala sobre isso em seu guia sobre como funciona a pesquisa:

Se outros sites bem conhecidos no tópico direcionarem para esta página, é um bom sinal de informações de alta qualidade.

Em parte por esse motivo, baseamos nossa pontuação de dificuldade de palavras-chave (KD) no número de links do site para as páginas com melhor classificação. Ele avalia cada palavra-chave em uma escala de 0 a 100 e é um bom ponto de partida ao tentar avaliar a dificuldade de classificação.

Ranking do site


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